GAF

Para Ministro José Serra, Brasil deve ampliar mercado agrícola com países da África

Contribuir para aumentar a produção de alimentos com o objetivo de abastecer a população mundial é um dos grandes desafios brasileiros, de acordo com José Serra, Ministro das Relações Exteriores. Para ele, o foco do produtor brasileiro deve ser a ampliação de mercados agrícolas como a África e os países árabes, pois a população dessas localidades está crescendo três vezes mais rápido que a da América do Sul nos últimos anos. “O Brasil é um país com grande potencial para exportar cada vez mais alimentos”.

O Presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, também participou do evento. Para promover ações comerciais, o executivo destacou a aprovação do o Cadastro Ambiental Rural (CAR), de acordo com ele, “através do CAR vamos conseguir fortalecer a sustentabilidade das produções e reverter uma imagem ruim que muitos países tem do Brasil”. Outro ponto importante, segundo o presidente da Apex-Brasil, é agregar valor as nossas commodities e avançar na inteligência comercial e ajustar barreiras tarifárias.

A embaixadora americana, Darci Vetter, acredita que a parceria entre os Estados Unidos e o Brasil é essencial para criar alimentos suficientes para uma população mundial que não para de crescer e deve chegar a 9 bilhões de pessoas até 2050. Um dos caminhos apontados por Darci é a importância do desenvolvimento de biotecnologia para atender dessa demanda mundial.